sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sérgio em busca de avanços para os Surdos

FOTO 1 (1)Vereador Sérgio Henrique esteve reunido em seu gabinete, na tarde de ontem (dia 28), com alguns surdos da cidade de Currais Novos, que levaram algumas reivindicações para a garantia de seus direitos. Intérpretes de Libras nas escolas é o maior anseio e desafio que eles vêm enfrentando, inclusive existe uma campanha em todo o RN.
FOTO 2De acordo com o DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Para Sérgio, é praticamente impossível o convívio dos surdos em uma sociedade que não está preparada para eles. Hoje não temos em Currais Novos escolas bilíngües ou ao menos com intérprete de libras, não temos médicos preparados para atendê-los através de sua linguagem de sinais e a sociedade não está adaptada por falta de cursos e oportunidade de aprendizagem de Libras.
“É importantíssimo avançarmos nesse tema. Irei criar uma lei que estabeleça diretrizes para a Política Municipal sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, pois é claro e notório a dificuldade que os surdos têm em conviverem sem a Libras, disse Sérgio ao fim da reunião.
Fonte: Blog de Vlaudey Liberato

Nenhum comentário:

Postar um comentário