domingo, 22 de maio de 2016

Som na tela: Assis Costa e seu multimundo artístico



A primeira parada da excursão Som Sem Plugs no Seridó foi na cidade de Currais Novos. No cronograma, a gravação da segunda edição do projeto Som na Tela com o artista plástico Assis Costa. A luz do pôr do sol sobre a bonita serra de Santana, com visão privilegiada do ateliê de Assis foi o pano de fundo perfeito para a gravação.

O ateliê dividido em dois ambientes, um para desenhar outro para pintar, é recheado de obras de Assis dos mais variados temas. As paredes mostram um pouco do que se traduz suas pinturas, que vão desde paisagens seridoenses à mundos paralelos e surreais da ficção cientifica, com uso diversificado de técnicas e forte efeito, além de muitos retratos de São Francisco de Assis, homônimo do pintor.

Ao lado do cavalete, das tintas e pinceis, uma coleção de vinis e uma vitrola recém adquirida completam o cenário. O processo criativo de Assis está intensamente conectado com a música. “Penso musicalmente, até quando pinto”, explica. Para a produção do Som na Tela, Assis preparou um quadro chamado “Musa do Sol” que usa a clave de sol como base. Na trilha sonora, as músicas etéreas e alucinantes de Jean Michel Jarre e Pink Floyd.

Assis conta que desde criança já tinha interesse pelo mundo das artes confeccionando carrinhos de lata. Começou a estudar desenho aos 12 anos, incentivado pelo amigo Zeca Zenner. Foi aluno do artista João Antônio, uma espécie de midas cultural da cidade, que usava a música como incentivo. Essa época foi definitiva na construção da identidade artística de Assis que aponta João Antônio como sua principal influência. “Ele foi quem abriu minhas portas da percepção”, revela.

O pintor possui uma vasta produção, cuja primeira exposição foi fruto de um trabalho de formação, no início dos anos 90. Assis foi um dos pioneiros no Brasil no uso do vinho como pintura. A série “Dom quixote de las manchas de vinho” ganhou exposição em Natal em 2013. No ano seguinte a exposição “A vindima em vinho tinta” foi destaque na serra gaúcha.

Apesar de muitos personagens, formas e cores diferentes, Assis enfatiza que o principal tema na sua obra é a alegria. Com a música fazendo fluir e dando o ritmo de suas pinceladas o artista segue pintando aquilo que o momento lhe pede, seja neste ou em outros mundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário