sexta-feira, 27 de maio de 2016

Vinte e dois prefeitos do RN não disputarão reeleição


A Tribuna do Norte destaca que vinte e dois prefeitos que foram eleitos em 2012 e teriam direito à reeleição não irão disputar o pleito de 2 de outubro deste ano nos municípios do Rio Grande do Norte. Quatro desistiram de concorrer por decisão individual, dois renunciaram ao mandato e vinte foram afastados dos cargos por decisão das Justiças Comum ou Eleitoral e das Câmaras Municipais.
Até agora, quatro prefeitos desistiram de ir às convenções partidárias para homologação de candidatos ao cargo majoritário – no período de 15 de julho a 5 de agosto: José Vilton Cunha, em Currais Novos e João Maria Assunção, em Lagoa Nova, ambos da região do Seridó, e Expedito Chimbinha Júnior, em Angicos, e Francisco Santos de Souza, em Bodó, municípios da região Central do Estado.
José Vilton Cunha pretende voltar às atividades empresariais em Currais Novos, onde disputou a eleição passada, em lugar de José Lins, que foi impedido de concorrer ao pleito por impedimento judicial. Lins intenciona voltar a ser candidato a prefeito, mas se não puder, Cunha deve apoiar Milena Galvão, irmã do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Galvão (PMDB).

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Termina hoje prazo para pagar a taxa do Enem e confirmar a inscrição



Hoje (25) é o último dia para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas. O prazo para que isso seja feito é até as 21h30, no horário de Brasília. Ao todo, mais de 9,2 milhões se inscreveram para as provas e desses, cerca de 2,7 milhões devem pagar a taxa. Os demais são isentos.

Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram essa condição durante a inscrição estão isentos. O pagamento, que até o ano passado só podia ser feito em agências do Banco do Brasil, agora inclui qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

DETRAN lança aplicativo com serviços úteis ao usuário pelo celular

Foto: Reprodução

Proporcionar mais comodidade ao usuário é o principal objetivo do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, ao lançar o aplicativo DETRAN-RN, nesta quarta-feira (25), na sede do órgão. A ferramenta de comunicação já está disponível nas plataformas Android e IOS, disponibilizando os serviços e informações gratuitas para facilitar o dia a dia da população, sem precisar sair de casa.

“Nossa finalidade é o usuário consultar os serviços do Detran pelo aparelho celular, para saber se há multa, se o licenciamento está em dia, se existe algum tipo de impedimento para que esse veículo seja transferido. Além disso, disponível para fazer a solicitação de uma segunda via da CNH, do agendamento de uma prova, de uma vistoria”, explica o Diretor Geral do Detran-RN, Júlio César Câmara.

Com o aplicativo é possível realizar diversas consultas, tais como: informações do veículo através da placa e RENAVAM, identificar serviços e contatos úteis, endereço dos Detrans mais próximos, agenda de vistoria e baixar links para downloads dos pdf’s de cartilhas.

A ferramenta ainda analisa a implantação para o usuário baixar pelo aplicativo o boleto e fazer pagamentos. “A possibilidade existe e nossa equipe está analisando o sistema para oferecer mais esta facilidade, garantindo que seja feito pagamento pelo aplicativo”, finalizou o diretor Júlio César.

Garantia Safra paga benefício a agricultores de Currais Novos


A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento informa aos agricultores abaixo relacionados, que efetuem os saques nos Pontos de Atendimento da Caixa Econômica.


José Petronilo da Silva

Manoel Freire de Lima

Severino José Medeiros

João Pereira da Silva

João Batista da Silva

Maria José de Medeiros

Terezinha Alves Medeiros de Oliveira

Francisco Antônio Aires Araújo

José Severino de Medeiros

João Miguel dos Santos

Antônio Osvaldo de Medeiros

Maria Alves Feitosa

Jeovani Silva dos Santos

Manoel Albertino Filho

Novas regras de acessibilidade para os serviços de telecomunicações

Banner escrito acessibilidade. Abaixo os símbolos da deficiência visual da acessibilidade e da deficiência auditiva. 300x245 Novas regras de acessibilidade para os serviços de telecomunicações
Nesta terça-feira (24) a Agencia Nacional de Telecomunicações - ANATEL - apresentou o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de Interesse Coletivo (RGA), que promete facilitar a vida muitas pessoas com deficiência, sobretudo oportunizando usuários com deficiência auditiva e/ou visual com serviços mais flexíveis e capazes de garantir igualdade de atendimento às suas demandas.
Segundo informações da Empresa Brasil de Comunicação, o RGA impõe novos deveres às empresas de telecomunicações, como o de disponibilizar páginas na internet acessíveis e garantir aos seus clientes com deficiência mecanismos de interação como mensagem eletrônica, webchat e videochamada.
As prestadoras também passam a ter a obrigação de disponibilizar a opção de receber cópia de documentos (contrato de prestação do serviço e contas, por exemplo) em braile, com fontes ampliadas ou em outro formato eletrônico acessível, mediante solicitação.
Outro ponto positivo do RGA é impor as empresas o dever de oferecer planos de serviço para pessoas com deficiência auditiva, garantindo que somente sejam cobrados os serviços condizentes com esse tipo de deficiência, além de possuir atendimento especializado em seu setor de atendimento presencial.
Vejo essa última alteração com muito bons olhos, pois, sendo efetiva, temos aqui um grande avanço inclusivo na esfera contratual das telecomunicações, pense, por exemplo, nas pessoas com deficiência auditiva ou nos surdos que terão a possibilidade de contratar pacotes de serviços mais próximos de atender às suas demandas como dados e vídeos, o que nem sempre é possível pelo serviço de voz.
Entendo que essa medida visa dar cumprimento aos comandos legais estabelecidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, devidamente reafirmados pela Lei Brasileira de Inclusão da PcD em seu art. 65, que dispõe que “as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações deverão garantir pleno acesso à pessoa com deficiência, conforme regulamentação específica.”.
A expectativa é que o Regulamento Geral seja publicado nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU), passando a valer desde a sua publicação, com exceção de alguns dispositivos que requerem adaptação das empresas envolvidas no prazo de até 12 meses para a sua devida implementação.
Vamos acompanhar na prática.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Ouvindo Vozes amanhã


Dia do Desafio e ACDF

Amanhã teremos o dia do Desafio na cidade e a ACDF- Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos estará participando. Estaremos disponibilizado de várias atividades, como: Alongamento, Ginástica Aeróbica, Funcional, Relaxamento, Hidroginástica e Natação. Durante todo o dia.

Anunciada a programação do “Dia do Desafio” em Currais Novos

Numa reunião na tarde desta terça-feira (24) na CDL, com as presenças de Lidiana Morais, coordenadora de esportes do SESC RN, a coordenação local, através da Prefeitura, professores e educadores físicos da cidade, foi anunciada a programação do “Dia do Desafio” em Currais Novos, nesta quarta-feira (25), concorrendo com Oratório na Guatemala.

Programação:  

05h
Largo Junior Toscano : Ginastica na Praça
Praça Cristo Rei: Caminhada e corrida de rua

05h às 20h
Aero Clube: Pelada de Futsal e Atividades Físicas
Ginásio Agenorzão: Pelada de Futsal, Handebol e Atividades Físicas

06h:
AABB: Hidroginástica

07h às 17h
CCI: Atividades Físicas e Controle de Saúde

07h30min
SEMEC: Ginastica Laboral
Sítio Bom Jardim: Jogos e Recreação
AABB Comunidade: Jogos e Recreação, Torneios, Lutas e Danças

8h
CAPS : Ginástica

09h: Escola Professor Humberto Gama: Abertura Oficial

09h30min
CRAS
Rádio Ouro Branco: Atividade Via Rádio

09h40min
Escola de Nossa Senhora: Alongamentos, Ginastica e Brincadeiras
10h
SEMTHAS: Atividade Laboral

14h
Colégio Camilo Toscano: Torneio de Badminton

15h
CREAS: Atividade Laboral

15h30min
CCI: Atividades Diversas

06h às 20h
Clinica Bela Derme: Atividades Diversas

16h
Coronel José Bezerra: Treinos de Atletismo
ACDF: Hidroginástica
Fábrica de Panos de Pratos: Ginástica Laboral
Escola Trindade Campelo: Caminhada/Ginástica na Praça

17h
Largo Junior Toscano: Caminhada 

17h às 20h
Largo do Tungstênio Hotel: Atividades Físicas, Muay Thay, Jiu Jitsu, Dança, Capoeira, Zumba, Caminhada, Aeróbica, Controle de Pressão e etc

18h às 20h:
Ginásio Elisão: Jogos de Futsal Masculino e Feminino

19h:
Ciclismo
Praça Cristo Rei: Corrida de Rua 

Município de Currais Novos se articula para o SELO UNICEF

Nesta terça-feira (24), representando o prefeito Vilton Cunha na 1ª Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, a Secretária Municipal de Educação e Cultural, Aparecida Medeiros falou que a SEMEC, vem se mobilizando, juntamente com outras secretarias, para o cumprimento das ações estratégicas do SELO UNICEF, para garantir políticas públicas em prol das crianças e adolescentes.

Aparecida disse esperar que o legislativo, através da Frente Parlamentar irá acompanhar e cobrar o que hoje se encontra no Plano Municipal Pela Primeira Infância, Plano Municipal de Educação, Plano de Medidas Socioeducativas e Plano Municipal do Esporte, “entre outras ações que vão ser mostradas na apresentação do diagnóstico do Município pela articuladora do SELO UNICEF”.

A Secretária de Educação e Cultura disse que esse será o diferencial para buscar e cobrar junto aos governos a atenção necessária para desenvolver ações de politicas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes do Município de Currais Novos.

Fonte: ASSECOM-PMCN

Dia do Desafio é amanhã


Com realização do SESC, nesta quarta-feira (25), tem a edição 2016 do Dia do Desafio, evento que acontece simultaneamente em mais de 23 países, com o intuito de estimular a prática de exercícios.

Currais Novos participa e espera repetir o sucesso no ano anterior.

Ano passado, Currais Novos, consagrou-se campeã com 90% de sua população mobilizada.

Este ano, concorre com Oratório, da Guatemala.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Entidades estudantis confirmam ao MP que carteiras estão irregulares

Foto: Agora RN

A UNE, UBES e ANPG confirmaram ao Ministério Público que estão emitindo carteiras estudantis irregulares, fora dos padrões nacionais. Com isso, receberam um prazo de apenas 30 dias para corrigir todas as falhas. A informação foi repassada ao MP pelas entidades em reunião realizada na semana passada. No mesmo encontro, a União Norte-riograndense de Estudantes (Urne) e a UPEs comprovaram que já estão com seu documento 100% dentro da lei.

“É inacreditável que a UNE e a UBES, que participaram da formulação da nova lei, ainda estejam fora das exigências. Também é difícil de entender porque o MP concedeu mais prazo ainda para que as mesmas corrijam suas falhas, já que outras entidades conseguiram atender a todos os requisitos no tempo determinado anteriormente”, disse o presidente da UPES, Daniel Fernandes.

A polêmica em torno das carteiras estudantis vem se arrastando desde o início do ano, já que o governo federal decidiu exigir um certificado nacional emitido por uma instituição credenciada, liberando a emissão do documento pelas entidades estudantis. O certificado é um item de segurança criptografado, que todo estudante deverá ter a partir do que ficou definido pela lei federal.

Apesar disso, a UNE, UBES e a ANPG, que já confessaram não ter o certificado – o que torna suas carteiras ilegais – mas mantiveram a emissão do documento fora do que havia sido estabelecido, mesmo sendo elas as parceiras do Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Natal (Seturn) e da Prefeitura de Natal.

Recentemente o próprio MP já havia comunicado a todas as entidades que os documentos emitidos no Rio Grande do Norte eram considerados irregulares. Diante disso foi que a Urne e a UPES, por exemplo, corrigiram os erros e já conseguiram atender a todos os requisitos exigidos pela legislação. Mas, a UNE, UBES e ANPG continuam violando as regras estabelecidas em todo o país.

Quem desejar emitir sua carteira estudantil já regularizada pode se dirigir a Central do Estudante, no Via Direta, ou buscar outras informações no telefone 3206-0496.

Prefeito e vice demonstram otimismo com novos investimentos pelo Município

Foi durante a entrevista que Vilton Cunha e João Gustavo concederam no começo da tarde desta segunda-feira (23), ao TV Cidade, apresentado pelo jornalista Ismael Medeiros no canal 4 da Sidy’s, quando fizeram um balanço da gestão municipal.

Finanças
O prefeito elencou as dificuldades das finanças municipais, com a recessão, e o agravamento pela estiagem, “que felizmente deu uma trégua, com o nosso açude Dourado recebendo bom volume de água”.

Educação
O Vice-prefeito João Gustavo Guimarães fez referência a impossibilidade do Município em cumprir com o Piso dos Educadores, por causa da estagnação da receita, salientando que o Prefeito tem mantido diálogo com os professores.  “Ano passado o Fundeb chegou aos R$ 16 milhões, mas a previsão para este ano seja de R$ 14 milhões 700 mil”, lamentou Vilton Cunha.

Saúde
Prefeito e vice falaram de algumas dificuldades, como falta de médicos, 
agravada pela volta de dois do “Mais Médicos” a Cuba e os entraves com relação a contratação de médicos, pelo Município, até por falta de profissionais. Mas fizeram referência a ampliação de 8 para 17 equipes da Estratégia Saúde da Família, o processo de federalização do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, como altamente positiva, e ainda,  o bom êxito da implantação do Pronto Atendimento Municipal.

Obras
Vilton explicou que as obras paralisadas, geralmente se devem ao fato de as empresas vencedoras das licitações, alegarem que os recursos previstos não seriam suficientes e algumas questões burocráticas, que às vezes surgem. Mas destacou as obras do Teatro Municipal, da Creche Tipo B, no Bairro Dr. José Bezerra e da Creche Modelo Tipo C, no Bairro Paizinho Maria. Ainda destacou a meta de ampliação do Abatedouro Municipal, como também, para breve, a revitalização da Feira Livre de Currais Novos e as obras de pavimentação em vários bairros da cidade.


Apesar das dificuldades, o Prefeito Vilton Cunha e o Vice João Gustavo demonstraram otimismo com relação à liberação de recursos, provenientes de emendas parlamentares, para investimentos pela Prefeitura. 

Fonte: ASSECOM-PMCN

Som sem Plugs volta a Natal após incursão por Currais Novos

Foto de PMCN.
No primeiro desembarque na cidade de Currais Novos, o Som sem Plugs produziu com o artista plástico Assis Costa, que participa da segunda edição do Som na Tela (onde mostra processo criativo de artistas plásticos e sua relação com a música). No segundo dia, a equipe visitou a Casa de Cultura Popular da cidade, para um bate-papo com o agente de cultura, Francinaldo Moura.

Outro personagem importante da cultura currraisnovense é o artista plástico, João Antônio. Em conversa com o Som sem Plugs, no Centro Avoante de Cultura, espaço construído pelo João durante duas décadas, além de conversar sobre o centro, João também contou sobre sua arte, sua compreensão sobre cultura e sua história de vida.

No último dia da viagem, em retorno a cidade de Currais Novos, o Som sem Plugs gravou com Jubileu Filho e Chico Bethoven, na Pedra do Cruzeiro. Os músicos retornaram a cidade natal, exclusivamente, para participação no projeto.

O Som sem Plugs conta com o patrocínio da Cosern e a Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Nos apoios locais: Prefeito José Vilton da Cunha, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Currais Novos e Fundação Cultural José Bezerra Gomes.

Ampliando a UBS “Dr. Ferreirinha”

A Prefeitura de Currais Novos também está ampliando a Unidade Básica de Saúde “Dr. Ferreirinha”, no Bairro Dr. José Bezerra (Promorar).

Ampliação da UBS do Paizinho Maria

A Prefeitura de Currais Novos prossegue com a obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde “Expedito de Araújo Lima”, no Bairro Paizinho Maria.

Homenagem da PMCN aos Garis

No ultimo sábado (21) foi servido na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, um café comemorativo aos Garis, cujo dia transcorreu dia 16 passado, e aos profissionais que atuam na limpeza urbana de Currais Novos.

Além do prefeito Vilton Cunha, prestigiaram o evento: o titular da Infraestrutura, Expedito Junior, o coordenador Donato Aprígio, Carlos Ibiapino, coordenador da limpeza, o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Daniel Nicolau, a Assessora de Projetos da Prefeitura, Chanclea Aragão, as vereadoras Celinha Medeiros e Maria Aparecida (Dadá), e o vereador Sérgio Henrique.

Currais Novos: Prefeito defende maior investimento no turismo

Foi durante a 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Turismo do Polo Seridó, realizada na ultima sexta-feira (20), no auditório da CDL em Currais Novos, contando com as presenças do Secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar, a Secretária Adjunta, Solange Portela, e representantes dos municípios com assento no Conselho.

O prefeito anfitrião, Vilton Cunha disse que é imprescindível a valorização do potencial turístico da região, com destinação de mais recursos, pelos governos, contando com um esforço junto às prefeituras e à iniciativa privada, para se criar as condições para que o turismo possa alcançar o patamar almejado.

O vice-prefeito, João Gustavo Guimarães, Secretário Municipal de Turismo anunciou as programações do Forronovos, de 16 a 19 de junho e a tradicional Festa de Sant’Ana, em julho.

Durante a Reunião do Polo Seridó, houve uma exposição, por Manoel Sidnésio (PRODEVTUR), sobre o Potencial Econômico do Turismo Religioso.

Ainda na pauta, a discussão e aprovação do Regimento Interno do Conselho de Turismo do Polo Seridó, a Indicação do Suplente do Interlocutor do Polo para o Programa de Regionalização do Turismo e a Definição do representante do Polo Seridó para o CONETUR.

domingo, 22 de maio de 2016

Som na tela: Assis Costa e seu multimundo artístico



A primeira parada da excursão Som Sem Plugs no Seridó foi na cidade de Currais Novos. No cronograma, a gravação da segunda edição do projeto Som na Tela com o artista plástico Assis Costa. A luz do pôr do sol sobre a bonita serra de Santana, com visão privilegiada do ateliê de Assis foi o pano de fundo perfeito para a gravação.

O ateliê dividido em dois ambientes, um para desenhar outro para pintar, é recheado de obras de Assis dos mais variados temas. As paredes mostram um pouco do que se traduz suas pinturas, que vão desde paisagens seridoenses à mundos paralelos e surreais da ficção cientifica, com uso diversificado de técnicas e forte efeito, além de muitos retratos de São Francisco de Assis, homônimo do pintor.

Ao lado do cavalete, das tintas e pinceis, uma coleção de vinis e uma vitrola recém adquirida completam o cenário. O processo criativo de Assis está intensamente conectado com a música. “Penso musicalmente, até quando pinto”, explica. Para a produção do Som na Tela, Assis preparou um quadro chamado “Musa do Sol” que usa a clave de sol como base. Na trilha sonora, as músicas etéreas e alucinantes de Jean Michel Jarre e Pink Floyd.

Assis conta que desde criança já tinha interesse pelo mundo das artes confeccionando carrinhos de lata. Começou a estudar desenho aos 12 anos, incentivado pelo amigo Zeca Zenner. Foi aluno do artista João Antônio, uma espécie de midas cultural da cidade, que usava a música como incentivo. Essa época foi definitiva na construção da identidade artística de Assis que aponta João Antônio como sua principal influência. “Ele foi quem abriu minhas portas da percepção”, revela.

O pintor possui uma vasta produção, cuja primeira exposição foi fruto de um trabalho de formação, no início dos anos 90. Assis foi um dos pioneiros no Brasil no uso do vinho como pintura. A série “Dom quixote de las manchas de vinho” ganhou exposição em Natal em 2013. No ano seguinte a exposição “A vindima em vinho tinta” foi destaque na serra gaúcha.

Apesar de muitos personagens, formas e cores diferentes, Assis enfatiza que o principal tema na sua obra é a alegria. Com a música fazendo fluir e dando o ritmo de suas pinceladas o artista segue pintando aquilo que o momento lhe pede, seja neste ou em outros mundos.

Políticas públicas e o mecenato cultural em Currais Novos



No segundo dia da viagem ao Seridó, a equipe do Som Sem Plugs visitou a Casa de Cultura Popular de Currais Novos. A instituição é vinculada a Fundação José Augusto do Governo estadual e é um polo de promoção cultural na cidade há dez anos. Lá conversamos com o agente de cultura, Francinaldo Moura que falou sobre a atuação da casa.

Atualmente, a Casa de Cultura popular, está focada na promoção de projetos em várias áreas, passando pelas artes plásticas, música e festas populares. Francinaldo destaca que a cidade é muito bem servida de artistas e que a cidade é uma das que mais aprovas projetos de captação e financiamento cultural.

Para que as ações se realizem é necessário construir parcerias. Como é o caso da conexão entre a Casa de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, que é comandada atualmente por Manoel Neto. O gestor explicou que a Fundação atua mais no auxilio logístico e que existe uma atenção especial ao uso da cultura como instrumento de educação.




Mas quando as políticas públicas não são suficientes, entra em plano a vontade e a colaboração. Esse é o caso do legado de João Antônio para a cultura Currraisnovense. Conversamos com o artista plástico no Centro Avoante de Cultura, espaço que ele mesmo construiu ao longo de duas décadas.

O centro, inaugurado em 2011, recebe atividades de várias vertentes artísticas em seu anfiteatro encrustado em uma parte alta da cidade. São exposições, oficinas, peças, concertos e intervenções que fazem parte da agenda do centro, sempre aberto a novas propostas e se adequando as demandas.

João conta que este era um projeto que foi idealizado ainda no início dos anos 90 e que foi ganhando adesão e colaboração da comunidade ao longo do tempo. Apontado como um divisor de águas na cidade, João faz questão de ressaltar a ideia da partilha e da coletividade como eixo de desenvolvimento humano. “Em essência nós humanos somos o compartilhar e a arte é a alma de todos nós”, resume.

Além de conversar sobre o centro, João também contou sobre sua arte, sua compreensão sobre cultura e sua história de vida. Este material, assim como a visita à Casa de cultura, irá compor um mini documentário muito bem servido sobre a excursão ao Seridó.

sábado, 21 de maio de 2016

Aluno do Campus Currais Novos recebe medalha de ouro da OBFEP

image_previewO aluno Matheus Alves de Azevedo, do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Currais Novos, recebeu medalha de ouro pela classificação estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escola Públicas – OBFEP, que foi realizada em 2015. A premiação foi feita pela coordenação da OBFEP no estado.
A olimpíada existe desde 2010 e atingiu notoriedade nacional em 2012. Em 2016, ela acontecerá em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.
Maiores informações sobre a OBFEP poderão ser obtidas no site: http://www.sbfisica.org.br/~obfep/

Projeto de Ezequiel cria regras de proteção ao assinante de TV fechada



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou Projeto de Lei norteando às pessoas jurídicas que prestarem serviço de televisão (TV) por assinatura no Estado do Rio Grande do Norte, no desempenho de sua atividade, a prática de preceitos claros e objetivos no trato com o consumidor.

“Os índices de reclamações crescem na mesma proporção da oferta dos serviços e, muitas vezes, o consumidor se vê em situação extremamente vulnerável no confronto com as operadoras do serviço. O projeto tem o intuito de proteger o usuário dos serviços de práticas nocivas ao direito do consumidor, tais como o pagamento de multa pela quebra do contrato antes do prazo e a cobrança do ponto extra instalado no mesmo endereço”, explica Ezequiel Ferreira.

Pela proposta, fica proibida a utilização de estratégias de marketing por parte da prestadora de serviço de Televisão (TV) por Assinatura, tendentes à fidelização do consumidor que estabeleçam qualquer penalidade no caso dele promover extinção contratual; o ponto extra ou adicional de acesso à programação contratada deve ser disponibilizado ao consumidor sem a cobrança de nenhum valor adicional para a fruição do mencionado serviço e fica vedado à prestadora de serviço de TV por assinatura praticar preços predatórios no tocante aos serviços individualmente considerados a fim de induzir o consumidor à aquisição combinada dos serviços para a obtenção de suposto desconto.

O Projeto de Lei também pretende estabelecer que a empresa prestadora do serviço abata, na mensalidade do mês subsequente, o valor proporcional ao período de tempo em que o usuário esteve sem a disponibilidade do serviço. Após aprovado, caberá ao Poder Executivo regulamentar a Lei.

Currais Novos recebe arte do Som sem Plugs

13232955_993964384044386_1051458371107407723_n
Dia (19), a equipe chegou a cidade e já produziu com o artista plástico Assis Costa, que participa da segunda edição do Som na Tela, onde mostra processo criativo de artistas plásticos e sua relação com a música. A incursão segue até o dia 22 deste mês.

Em Currais Novos, o Som sem Plugs ainda terá as companhias e participações especiais dos músicos Chico Bethoven e Jubileu Filho, que retornam à sua cidade natal para participação no projeto. Seguindo viagem para Caicó, onde o encontro marcado será com o artista local Marcus Vinicius (cantor, compositor e violonista), o Som sem Plugs vai gravar dois clipes para o projeto e colher depoimentos de artistas e agentes de cultura em atividade na cidade.

O Som sem Plugs conta com o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia através da Fundação José Augusto e a Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e tem novamente sua logística de transporte realizada pela Locarx Aluguel de Carros. Apoio local: Prefeito José Vilton da Cunha, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Currais Novos e Fundação Cultural José Bezerra Gomes.

IMG-20160520-WA0024
IMG-20160520-WA0022

LBV lança campanha de mobilização para manutenção de seus programas sociais

An_ncio_EAM_JM
A Legião da Boa Vontade inicia mais uma importante campanha Eu ajudo a mudar!, edição 2016. O objetivo é mobilizar a sociedade a contribuir para a manutenção dos programas e ações socioeducacionais realizados pela Instituição em prol de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país.

Em 2015, a LBV prestou, mais de 12,5 milhões de atendimentos e benefícios à população, por meio de seus 72 Centros Comunitários de Assistência Social, três lares para idosos e cinco escolas, além de iniciativas de mobilização social, emergenciais e conscientização realizadas em inúmeras cidades brasileiras.

As doações podem ser feitas no site www.lbv.org/doe, em Natal/RN, a LBV, fica localizado a Rua dos Caicos, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655

Doações para pacientes da Durval Paiva

12107d20-1b21-45fd-8f35-6e9a0807013c
Os pacientes da Casa Durval Paiva de Natal, Santa Cruz, Japi, Lajes Pintadas, Tangará e Cuité/PB recebem neste mês a visita da equipe do Projeto Vida, levando na bagagem doações patrocinadas pelo Instituto Ronald McDonald: Cestas Básicas, Filtros, Redes, Utensílios de Cozinha, Roupas, Calçados e Brinquedos, além de muito amor e solidariedade.

Cactus Moto Clube é reconhecido como entidade de utilidade pública

LOGO_DO_CACTUS_logo
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou lei de iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) que reconhece como entidade de utilidade pública o Cactus Moto Clube de Currais Novos, que foi fundado em 22 de Março de 2001, com a finalidade de promover a fraternidade e cooperação entre os motociclistas, defendendo no âmbito de suas atribuições a boa imagem do motociclista; promover reuniões, encontros e passeios de natureza festivos ou não, relacionados ao motociclismo; participar, sempre que possível, de atividades sociais e cívicas, além de prestar serviços sociais e filantrópicos às comunidades e pessoas carentes.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Potiguar busca conquistas históricas na natação na Paraolimpíada

Foto: Ricardo Borges / Folhapress
Se o passado reservou a Joana da Silva Neves, 29, momentos de enfrentamento contra o preconceito por seu nanismo, restrições de comida por sua pobreza e dores agudas por suas quedas na rua devido a seus ossos enfraquecidos, o presente e futuro apontam para conquistas históricas no esporte do país.

Do alto do seu 1,23 metro, a nadadora paraolímpica potiguar é atual campeã mundial dos 50 m livre, classe S5 (no paradesporto, os atletas são separados conforme suas habilidades), ganhadora de cinco medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015, e um dos nomes mais promissores para ir ao pódio nos Jogos do Rio.

“Minhas chances [de ganhar medalha na Paraolimpíada do Rio] são boas. Vou fazer o meu melhor e estou muito concentrada. O problema é conter a ansiedade, que é muito grande, quero que chegue logo”, diz.

Os Jogos Paraolímpicos começam no dia 7 de setembro e terminam 11 dias depois.

Mas paciência e apoio familiar nunca faltaram na trajetória de “Joaninha”, como a atleta ficou conhecida.

Começou a nadar em 2003, aos 16 anos, por uma recomendação médica. “Quebrava demais ossos da perna, devido ao meu tipo de nanismo [acondroplasia]. Cheguei a fraturar o fêmur subindo uma escada. Até que fui aconselhada a me exercitar na piscina. Melhorei 100% e virei atleta”, conta.

Treinava à base de força de vontade e de rapadura derretida, que comia com água. O primeiro maiô de competição foi emprestado de uma prima. Ela viajava para disputas com R$ 10 no bolso.

“Comecei a ter bons resultados e consegui um treinador que me dava uma cesta básica todos os meses. Meu pai, que era alcoólatra, começou a deixar o vício e passou a me ajudar mais também. Vencer a fome era muito difícil, mas minha família sempre me incentivava”.

As medalhas na natação também ajudaram Joana a saber enfrentar melhor os olhares carregados sobre sua baixa estatura e seus 36 quilos. “Tinha vergonha de sair de casa, pois era xingada na rua. Era muito constrangedor. Nem à escola eu gostava de ir. O esporte ajudou minha autoestima, abriu meus olhos para enxergar que uma pessoa com deficiência pode ser muito feliz”, disse.

Com a entrada na seleção brasileira paraolímpica de natação, em 2010, e com três bronzes ( 50 m livre, 50 m borboleta e 200 m livre] nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, Joana mudou radicalmente de vida.

Pólo Seridó

Próxima (20) Currais Novos sedia a 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Turismo do Pólo Seridó. O evento acontece no auditório da CDL, às 9h30min.

Na 14ª Semana de Museus em Currais Novos, promovida pela Fundação Cultural José Bezerra Gomes

PALESTRA – Educação Patrimonial e Tombamento de Bens Culturais, proferida pela Doutora Paula Rejane Fernandes, realizada nesta terça-feira (17), no “Memorial Mateus de Medeiros Lula”, da Câmara Municipal.

Prefeitura e DIRED

Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Vilton Cunha esteve reunido com a nova Chefe da 9ª DIRED, Edna Pontes e Ana Albuquerque, do corpo técnico da Diretoria Regional de Educação Estadual, sediada em Currais Novos.

14ª Semana de Museus em Currais Novos

Hoje, visita ao Cruzeiro:

Conscientização ambiental dos alunos da rede pública municipal, objetivando desenvolver uma relação entre sua identidade, à preservação do patrimônio e a paisagem natural.